O incidente na Ilha de Pedra

A pequena Ilha de Pedra fica ao norte de Khorus, recebeu esse nome pois ali somente montanhas de pedra dura se formaram, não há vegetação e se não fosse por uma fina linha litorânea o lugar seria nada mais do que uma montanha afundada no mar cujo cume está acima da superfície das águas. Um local tão inóspito raramente seria alvo de conquistadores, então permaneceu intocado por muitas eras.

Mas o destino da ilha estava para mudar quando uma expedição de anões vindos das montanhas do continente ao norte da Ilha de Pedra ancorou nas proximidades do local. Ali se admiraram com a peculiaridade do lugar e nas investigações que faziam no local encontraram uma reentrância que revelou uma espécie de túnel que prosseguia fundo, até o coração da montanha. Resolveram adentrar e quando já haviam se afastado muito pelo túnel descobriram que o subsolo da ilha escondia uma gema acinzentada e que emitia um fraco brilho que jamais fora vista por nenhum deles. Coletaram algumas amostras e partiram.

Retornaram para suas cidades sob as montanhas ao norte da ilha. Ali os melhores estudiosos anões fizeram testes com as gemas tentando descobrir suas propriedades, todos os testes não determinaram nada. Um artesão que participou da expedição, especializado na arte de fazer estátuas, decidiu lapidar uma das gemas e para sua surpresa havia somente uma fina camada cinza e por baixo revelou-se uma pedra de cor azulada que emitia uma luz intensa. Maravilhado com a pedra ele a implantou no peito de uma de suas obras, a admiração só aumentou quando descobriu que a gema deu vida a estátua. Revelou o ocorrido aos estudiosos e todos se sentiram animados com a descoberta. O senhor da cidade ordenou que fossem selecionados em seu povo os melhores artesãos e os melhores mineradores. Estes seriam levados até a ilha e ali deveriam construir uma cidade e iniciar uma fábrica de construtos que seriam animados com o poder das gemas. Assim foi feito e dez navios repletos de colonizadores partiram para a Ilha de Pedra. O artesão que descobriu sobre a gema também partiu, sobre a honra de ser o senhor da nova cidade.

Por algum tempo notícias chegavam constantemente na cidade, os mais nobres encomendavam construtos para servir-lhes e a nova empreitada daqueles anões estava em pleno crescimento. Mas era necessário um tempo até que tudo pudesse ser construído e enviado aos compradores. Foi decidido que a primeira remessa levaria um ano para ser enviada. Aqueles que já haviam negociado não se importaram com a demora, aguardavam com imensa expectativa por aquilo que pagaram. Ao longo do ano mensagens chegavam a cidade dos anões informando o progresso, informavam também sobre inúmeras riquezas que foram encontradas nas ilhas, a penúltima mensagem trouxe uma informação que alegrou a muitos, as estátuas estavam todas prontas, eram centenas, e receberiam as gemas mágicas em pouco tempo. A última mensagem trouxe a notícia que as gemas haviam sido colocadas e que tudo saíra como o planejado, os construtos estavam prontos para serem enviados, um barco deveria partir para a cidade na próxima semana. Depois desta nenhuma mensagem chegou. Certo dia um barco foi avistado chegando na cidade, vinha devagar, somente empurrado pelo vento. Os senhores ansiosos preenchiam o porto esculpido na montanha para receber os anões e os seus novos construtos. Mas o que viram chegar foi um barco manejado por menos de uma dúzia de anões, todos feridos, alguns morreram antes mesmo de aportarem. Algo havia saído errado, os construtos quando viram ser a maioria se voltaram contra seus mestres, o que se passou a partir daí eles se negavam a falar, somente repetiam insistentemente "todos mortos".

Desde então a Ilha de Pedra caiu no esquecimento. Mas sempre alguém passa a história deste incidente adiante, dizem que até hoje os construtos ainda estão por lá, abrigando a cidade no coração da montanha que os anões deixaram para trás e protegendo inconscientemente os inúmeros tesouros que foram abandonados quando os seres de pedra se viraram contra seus criadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário